top of page
  • Propulsão

Palmilha alivia a dor do esporão? Mito ou verdade?

Atualizado: 24 de abr. de 2019


Mito! Inverdades ao serem disseminadas tornam-se tão consistentes que geram espanto ao serem questionadas. Na realidade a frase anterior apresenta uma série de informações inadequadas que valem refletir sobre sua fundamentação.


Em um primeiro momento seria importante entender o que é esporão? Esporão seria uma grande espora, e é uma terminologia popular para denotar uma calcificação normalmente presente na região plantar do calcâneo (sola do pé), podendo estar presente também na região posterior [Imagem 1]. Ou seja, em outras palavras, o esporão trata-se de uma estrutura óssea e, tal qual outras proeminencias ósseas, não causa dor.





Em um estudo em 2006, Osborne et al, observaram que quase a metade das pessoas sem dor no pé apresentam esporão. Se esporão causasse dor, nenhum tratamento fisioterapico para essa condição seria efetivo (pois ao termino do tratamento, o osso continuará lá), e isso não e verdade.

Então, porque se associa o esporão a dor no pé?


O processo de formação da proeminencia óssea pode ser doloroso, pois trata-se de trações repetidas da fáscia plantar (que se insere no calcâneo), levando a um processo inflamatório e de calcificação dessa estrutura. Dessa forma, poderíamos então retornar a pergunta, talvez de forma mais apropriada, palmilhas aliviam dor no pé?


A resposta vem do ‘Guia para Prática Clínica’ da revista JOSPT (MARTIN et al, 2014): SIM, quando bem prescritas para pacientes que apresentam uma alteração do movimento que sobrecarrega os pés!

97 visualizações0 comentário
bottom of page